Jump to content
Sign in to follow this  
MOD Newt

[Você Sabia?] #02 - Como era o mundo antes do Papel Higiênico

Recommended Posts

MOD Newt

Fala, galerinha do NewRO!
Dando sequência à nossa série do "Você Sabia?", falaremos hoje da história do Papel Higiênico!

-

Você nunca se perguntou como é que os antigos faziam para limpar seus popôs antes da invenção do papel higiênico? 

O uso de papel para limpar a poupança foi registrado pela primeira vez na China no século VI, porém só passou a ser produzido em massa no século XIV. O papel higiênico moderno surgiu no século XIX, com uma patente para distribuidores baseados em rolos sendo feita em 1883. 

Foram registrados ao longo da história a utilização de vários e criativos materiais para higiene pessoal. Lã, renda, cânhamo, trapos, aparas de madeira, folhas, grama, feno, areia, musgo, água, neve, samambaias, cascas de plantas, cascas de frutas, conchas e muito mais. Uau! 

Os antigos gregos usavam pedras e pedaços de barro para higiene pessoal. Coloque-se no lugar deles e imagine como era. Horripilante! 

Já os romanos eram um pouco mais sofisticados do que os gregos: utilizavam uma esponja no final de um longo bastão que era compartilhado por todos na comunidade. Que beleza! Quando não estava em uso, o bastão ficava em um balde de água intensamente salgada ou vinagre. Muito estranho, não?! Veja na foto:

Spoiler

657226689179475.jpg?w=1040

Várias fontes talmúdicas afirmam a prática judaica antiga do uso de pequenas pedras, capim seco e das bordas lisas de jarras de cerâmica quebradas. Os judeus sempre foram conhecidos por não desperdiçarem nada. 

Na época da América Colonial, as coisas não eram muito melhor que isso. Os melhores produtos de toilete que conseguiram encontrar foram espigas de milho. Ai! Mais tarde alguém que prezava sua retaguarda percebeu que podia usar jornais e catálogos antigos. Ufa! Milhares de bumbuns agradeceram. Inclusive, o famoso à época Almanaque do Velho Fazendeiro vinha com um buraco no canto superior para que as pessoas pudessem pendurá-lo em um gancho em suas latrinas, o que provavelmente inaugurou a prática de leitura durante o processo. 

Spoiler

sabugo-de-milho.jpg

Até hoje existem alguns países que usam o método mão-esquerda-com-um-balde-de-água. Os usuários dizem que usar água é mais higiênico do que o uso de papel. Cada um sabe o que fazer com suas mãos. Isso me lembra o costume de povos árabes de comer com as mãos, mas apenas com a direita, pois a esquerda era utilizada para outra atividade e considerada suja. Daí o castigo dos ladrões ser terem sua mão direita decepada. Triste destino. 

 

Spoiler

9033190408222.jpg

Joseph Gayetty é reconhecido como o inventor do papel higiênico moderno, que foi utilizado pela primeira vez em 1857 e se tornou disponível na década de 1920. O Medicated Paper de Gayetty foi vendido em pacotes de folhas planas, com marca d’água com o nome do inventor. Hoje em dia, só os estadunidenses consomem mais de sete bilhões de rolos de papel higiênico por ano.

-

E você, já conhecia a história do papel higiênico? Comenta aí!
Fonte: Adaptado

Share this post


Link to post
Share on other sites
z Wiitor

#02 - Como era o mundo antes do Papel Higiênico

 

Ta parecendo o Chat esses dias, Converseiro de bosta ta 0800.

Edited by z Wiitor

Share this post


Link to post
Share on other sites
FeehPierine

Ta mas e dai ?? isso aqui é bate papo uol ou é forum de jogo 2rd ??

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...