Ir para conteúdo

[Você Sabia?] #02 - Como era o mundo antes do Papel Higiênico


Newt

Posts Recomendados

Fala, galerinha do NewRO!
Dando sequência à nossa série do "Você Sabia?", falaremos hoje da história do Papel Higiênico!

-

Você nunca se perguntou como é que os antigos faziam para limpar seus popôs antes da invenção do papel higiênico? 

O uso de papel para limpar a poupança foi registrado pela primeira vez na China no século VI, porém só passou a ser produzido em massa no século XIV. O papel higiênico moderno surgiu no século XIX, com uma patente para distribuidores baseados em rolos sendo feita em 1883. 

Foram registrados ao longo da história a utilização de vários e criativos materiais para higiene pessoal. Lã, renda, cânhamo, trapos, aparas de madeira, folhas, grama, feno, areia, musgo, água, neve, samambaias, cascas de plantas, cascas de frutas, conchas e muito mais. Uau! 

Os antigos gregos usavam pedras e pedaços de barro para higiene pessoal. Coloque-se no lugar deles e imagine como era. Horripilante! 

Já os romanos eram um pouco mais sofisticados do que os gregos: utilizavam uma esponja no final de um longo bastão que era compartilhado por todos na comunidade. Que beleza! Quando não estava em uso, o bastão ficava em um balde de água intensamente salgada ou vinagre. Muito estranho, não?! Veja na foto:

Spoiler

657226689179475.jpg?w=1040

Várias fontes talmúdicas afirmam a prática judaica antiga do uso de pequenas pedras, capim seco e das bordas lisas de jarras de cerâmica quebradas. Os judeus sempre foram conhecidos por não desperdiçarem nada. 

Na época da América Colonial, as coisas não eram muito melhor que isso. Os melhores produtos de toilete que conseguiram encontrar foram espigas de milho. Ai! Mais tarde alguém que prezava sua retaguarda percebeu que podia usar jornais e catálogos antigos. Ufa! Milhares de bumbuns agradeceram. Inclusive, o famoso à época Almanaque do Velho Fazendeiro vinha com um buraco no canto superior para que as pessoas pudessem pendurá-lo em um gancho em suas latrinas, o que provavelmente inaugurou a prática de leitura durante o processo. 

Spoiler

sabugo-de-milho.jpg

Até hoje existem alguns países que usam o método mão-esquerda-com-um-balde-de-água. Os usuários dizem que usar água é mais higiênico do que o uso de papel. Cada um sabe o que fazer com suas mãos. Isso me lembra o costume de povos árabes de comer com as mãos, mas apenas com a direita, pois a esquerda era utilizada para outra atividade e considerada suja. Daí o castigo dos ladrões ser terem sua mão direita decepada. Triste destino. 

 

Spoiler

9033190408222.jpg

Joseph Gayetty é reconhecido como o inventor do papel higiênico moderno, que foi utilizado pela primeira vez em 1857 e se tornou disponível na década de 1920. O Medicated Paper de Gayetty foi vendido em pacotes de folhas planas, com marca d’água com o nome do inventor. Hoje em dia, só os estadunidenses consomem mais de sete bilhões de rolos de papel higiênico por ano.

-

E você, já conhecia a história do papel higiênico? Comenta aí!
Fonte: Adaptado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...