Ir para conteúdo

Ragnarok também é cultura!


ϟ Shαrα ~

Posts Recomendados

Algumas curiosidades a respeito de Ragnarok (por eu ter jogado o jogo e porque eu amo mitologia nórdica, etc)

Ragnarökr ou Ragnarökkr que era o nome atribuído ao que foi conhecido como "Crepúsculo dos Deuses" (do nórdico antigo).
É uma série de eventos futuros, incluindo uma grande batalha anunciada que resultaria na morte de um número de figuras importantes (incluindo os deuses Odin, Thor, Týr, Freyr, Heimdallr, Loki), a ocorrência de vários desastres naturais e a submersão subsequente do mundo em água. Depois, o mundo ressurgiria fértil e os sobreviventes e os deuses renascidos se reuniriam e o mundo seria repovoado por dois sobreviventes humanos. Ragnarök é um evento importante no cânone nórdico e tem sido objeto de estudos acadêmicos e teóricos. Há quem interprete esse episódio, após o grande choque do cristianismo, como o dia do juízo final, apocalipse, etc, tudo depende do ponto de vista e por quem está sendo interpretado.


Ragna - É o plural de regin, que significa deuses ou um poder dominante, do nórdico antigo.
Rök- Tem várias interpretações, tais como causa, destino, origem, relação, desenvolvimento e final, do nórdico antigo.


A história do Ragnarok em si, é uma epopeia (poemas relatando passagens heroicas, muito usado antigamente, como Os Lusíadas, Ilíada, Odisseia, e tal) então ela é inteiramente analisada a partir de versos e fazendo aversões com a cultura nórdica, é muito legal de se ler (eu recomendo!).

Outra coisa que eu acho muito legal de ressaltar é sobre Yggdrasil. Sabe o fruto de Yggdrasil que você vende para fazer seus dinheirinhos de cada dia? Então, há toda uma correlação com mitologia nórdica quando foram criadas as cidades, os itens, os mapas e os monstros.

Para começar é preciso dizer que a árvore de Yggdrasil, possui três raízes, uma celeste, uma terrestre e a última subterrânea. E os nove mundos são considerados parte da árvore ou níveis diferentes que se estendem para além dela, porém todos estão conectados.

Localizada no centro do universo ligava os nove mundos da cosmologia nórdica, cujas raízes mais profundas estão situadas em Niflheim, um mundo sombrio onde ficavam várias árvores assombradas e solo onde não se produzia nada, escuridão profunda com gigantes e terríveis monstros. O tronco era Midgard, ou seja, o mundo material dos homens; a parte mais alta, que se dizia tocar o Sol e a Lua, chamava-se Asgard (a cidade dourada), a terra dos deuses, e Valhala, o local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido, com honra, em batalha.
Conta-se que nas frutas de Yggdrasil estão as respostas das grandes perguntas da humanidade. Por esse motivo ela sempre é guardada por uma centúria de valquírias, denominadas protetoras, e somente os deuses podem visitá-la. Nas lendas nórdicas, dizia-se que as folhas de Yggdrasil podiam trazer pessoas de volta a vida e apenas um de seus frutos, curaria qualquer doença e até mesmo salvaria a pessoa a beira da morte (Está aí uma das propriedades dos itens dentro do jogo, baseados na mitologia, como vários monstros que se encontram, etc).
Os nove mundos contidos na Yggdrasil são:
· Midgard, o mundo dos homens. É representado por Jera, a runa do ciclo anual;
· Asgard, o mundo dos Aesir. É representado por Odin, a runa da troca;
· Vanaheim, o mundo dos Vanir. É representado por Ingwaz, a runa da semente;
· Helheim, o mundo dos mortos. É representado por Hagalaz, a runa do granizo;
· Svartalfheim, o mundo dos anões ou elfos escuros. É representado por Elhaz, a runa do teixo;[/size]
· Ljusalfheim, o mundo dos elfos de luz. É representado por Dagaz, a runa do dia;
· Jotunheim, o mundo dos gigantes. É representado por Nauthiz, a runa da necessidade;
· Niflheim, o mundo de gelo eterno. É representado por Isa, a runa do gelo;
· Muspelheim, o mundo de fogo. É representado por Sowilo, a runa do sol.

Há bandas (geralmente de folk metal ~ metal folclórico que exploram a cultura nórdica e pagã) que tem em suas músicas várias referências a esses acontecimentos, são muuuuuitas, mas vou citar as que eu escuto e gosto;
Týr – Eles tem um álbum chamado Ragnarok, o legal desse álbum que termina com a música Valhala que é o local designado apenas aos grandes heróis, onde todos que depois da morte almejam estar.
http://www.youtube.com/watch?v=YCgsqVThEkQ
http://www.youtube.com/watch?v=fu2bgwcv43o ~ Melhor música do álbum (para mim menos pelo menos)
Blind Guardian – Eles também tem uma música chamada Valhala (que eu acho melhor que a do Týr)
http://www.youtube.com/watch?v=qUlK3S_9IOo
Therion – The secret of Runes – As músicas falam dos 9 mundos dentro de Yggdrasil, é inteirinho fazendo apologia a grande árvore da Vida.
http://www.youtube.com/watch?v=uKB9PMHT1Ps&list=PL51A2FD3840BA65C8
http://www.youtube.com/watch?v=ar2p8upbjc0 ~ minha música preferida do álbum e tal.
Mas claro, amon amarth faz várias referências, blind, arkona.. tantas bandas, só pesquisar. ^_^

Créditos: Wikipédia e tal, blogs com apologias vikings, sites de mitologia nórdica e tudo mais.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem gosta de cultura nórdica, também fica recomendada a série de TV Vikings. Estreou na TV em 2013, com 2 temporadas lançadas e com a terceira já confirmada. Gostaria de dar minha opinião também sobre os atores da série, que fazem excelentes interpretações de seus personagens, em especial, o ator Travis Fimmel (Ragnar).

 

Aqui fica um link para a série no IMDb.

 

Abaixo um trailer da 1a temporada, exibida no canal History.

 

 

 

Só deixando uma observação: a série, em alguns momentos, erra no que se tem registrado sobre as culturas nórdicas, mas mesmo assim ainda é bem fiel.

 

@topic:

Achei essa uma ótima iniciativa, Shara. Tu sabe que sou bastante fã de motologia, etc.

Só queria deixar uma observação quanto ao seu post: Blind Guardian >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> all.

AEUIAEHIUAEGHIAUEGHUAEIGHIUAEGHAEUIGH :3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, eu quero ver essa série faz tempo mano >.< mas o lol não deixa HUEUHEHUHEU enfim, blind guardian eu gosto porém não tanto, Valhala do Týr é maravilhoso, altas referências mitológicas nas músicas, etc. Folk metal ftw <3

 

E sim, temos que trazer um pouco de cultura pro fórum né cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, eu quero ver essa série faz tempo mano >.< mas o lol não deixa HUEUHEHUHEU enfim, blind guardian eu gosto porém não tanto, Valhala do Týr é maravilhoso, altas referências mitológicas nas músicas, etc. Folk metal ftw <3

 

E sim, temos que trazer um pouco de cultura pro fórum né cara.

 

Blind Guardian, <3;

 

Vou aproveitar que o tema é mitologia e vou recomendar um podcast sobre o assunto: é o Papo Lendário, do canal Mitografias.

O Papo Lendário é a principal atração do Mitografias, um podcast sobre mitologias e lendas onde os participantes conversam sobre variados temas, indo desde a mitologia grega, que é a mais popular, até outras mais desconhecidas e também sobre temas que abrangem diversas mitologias em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso me lembra uma vez que eu fui num show da banda, ai entrei no camarim tava todo mundo pulando nu com sangue no corpo, invocamos belzebub e vendemos nossas almas... dai eu morri e fui pro inferno.

 

Esse dia foi loko.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso me lembra uma vez que eu fui num show da banda, ai entrei no camarim tava todo mundo pulando nu com sangue no corpo, invocamos belzebub e vendemos nossas almas... dai eu morri e fui pro inferno.

 

Esse dia foi loko.

asudhausdhasudhasudhausd!!

c3d0981ae770f926eedf4eda7505b006.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso me lembra uma vez que eu fui num show da banda, ai entrei no camarim tava todo mundo pulando nu com sangue no corpo, invocamos belzebub e vendemos nossas almas... dai eu morri e fui pro inferno.

 

Esse dia foi loko.

Oi? :hmm: shuahuashsauhsauhsuhhus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shara, vc já leu o livro "As melhores histórias da mitologia nórdica" de A. S. Franchini? Tenho em pdf, depois compartilho a pasta com o arquivo em pdf aqui, pra vc dar uma lida ^^ É muito interessante. também sou apaixonada pela cultura nórdica, Pelamordeodin!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, tudo bem com ocês?

 

@ϟ Shαrα ~

Muito bom seu post cara! Ge-Ni-Al, muito bom mesmo, adoro ler sobre esse tipo de coisa.

 

@ddz

Obrigado pela serie e podcast e a serie cara! kkkkkkkkkkkkkkk

 

@Greves

Tendi mlq... Creio que seja verídico e tenha sido realmente F.O.D.A. esse dia!

 

@Anne

Esperando o PDF!

 

Um beijo e um abraço!! õ/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Poxa gente, mó massa que vocês curtiram.. Gosto muito de implementar que há toda uma correlação com a cultura celta e deuses pagãs (que são muito legais) e várias bandas também fazem referência como Arkona, eluveitie e pá. :3~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...